Blog

Rabiscos, riscos e ilustração

Sempre desenhei. Desde pequena. No secundário, desenhava tanto que achei que desenhar deixou de ser um prazer e passou simplesmente a obrigação. Na faculdade, não estivesse eu em design e as aulas de desenho eram sempre uma constante.
De bloco em bloco, entre grafites, pasteis, carvões, lápis de cor e tintas das mais variadas em paletas de cor infindáveis o desenho bem ou mal sempre me acompanhou.

Tudo servia para desenhar, búzios, pássaros, flores, pessoas, tudo o que captasse a atenção era motivo para algum registo. Ainda que fosse só uma linha em breves segundos.

Fiz uma pausa.
Outra área me chamou a atenção, a fotografia. Que no fundo tem a mesma orientação do desenho. Era o meu registo. Mas sobre este assunto falarei outro dia.

No entanto há bem pouco tempo atrás o impulso de voltar às raízes e voltar a desenhar reapareceu. Talvez pelo facto de ter comprado um novo caderno todo catita e uma mesa digitalizadora. Fui experimentando. Desenhando à mão e colorindo no computador.

O certo é, que acaso ou não, começou a aparecer trabalho nessa área. Confesso que inicialmente as insónias falaram mais alto e não me sentia capaz de envergar um projeto inteiro só na área de ilustração. Mas arrisquei.

Desenhei, pintei, apaguei, e voltei a desenhar, a pintar a imaginar e a sonhar. A tentar colocar no papel aquilo que as minhas ideias malucas me diziam para fazer. Foram surgindo um e outro pedido nesta área e tenho tentado aperfeiçoar. Traços, direções e estilo.

Para já parece estar a resultar, e daí cresceu a ideia de vender as minhas ilustrações. Elas são sobre mim, sobre pormenores ou momentos que de alguma forma me marcaram, ideias vagas, ou lúcidas, de momentos, de afetos, de valores.
Surgiu a loja online.
Se é uma experiência? Sim. Se irá resultar? Não sei. Mas estou disposta a tentar. Errar faz parte da condição humana e rabisquem um caderno inteiro se nunca erraram na vida. Mas mais importante que errar é nunca desistir de tentar acertar. Tenho tentado construir o meu próprio mapa ilustrado sem destino.
Obrigada a todos os que de alguma forma me impulsionaram a trabalhar nesta área.
Espero que gostem tanto dos desenhos finais como eu gosto de os rabiscar e colorir.

Post a comment